Qual é o significado dos botões do controle do PlayStation?

Qual é o significado dos botões do controle do PlayStation?

Que o PlayStation é um dos maiores videogames da história, disso ninguém mais tem dúvidas. Mas se existe uma questão que até mesmo alguns gamers de carteirinha podem ter é a seguinte: por que que os botões do console da Sony utilizam formas geométricas ao invés de letras e números? E o qual razão da escolha de suas cores? Descubra essas respostas abaixo.

Quem pode tirar essas dúvidas é Teiyu Goto, um dos designers do PlayStation 1 e que também trabalhou no PS2 e no PS3. Em uma entrevista para a famosa revista Famitsu, Goto revelou que ele foi o responsável por escolher as formas geométricas e as cores dos botões do PlayStation e explicou os motivos de suas escolhas.

“Outras empresas de games, na época, escolhiam letras do alfabeto ou cores para os botões. Queriamos algo simples de se lembrar e é por isso que optamos pelos ícones ou símbolos. Aí tive a ideia da combinação triângulo-círculo-X-quadrado. E eu dei para cada símbolo um significado e uma cor”, disse Goto.

Triângulo: “o triângulo se refere ao ponto de vista, queria que ele representasse a cabeça de alguém ou a direção e escolhi o verde (para representá-lo).”

Quadrado: “o quadrado se refere a um pedaço de papel, ele representa os menus e documentos e o pintei de rosa.”

Círculo e X: “o círculo e o X representam o ‘sim’ e o ‘não’ e eu os pintei de vermelho e azul, respectivamente. O pessoal da gerência achou que elas estavam trocadas, mas reforcei a todos que era isso que eu queria.”

O motivo desta “confusão” é que no Japão, muitos games utilizam círculo para o “sim” e o X para o “não”, ao contrário do que ocorre aqui no ocidente.

Controle parecido com o do Super Nintendo

Abordamos anteriormente no Ei Nerd a história do Nintendo Play Station, o videogame que a Sony e a Nintendo quase lançaram em conjunto e que chegou a se tornar uma batalha judicial entre as duas empresas.

A Sony, no final das contas, decidiu produzir seu próprio console, por conta da experiência que teve ao lado da Nintendo. E inspirado no Super Nintendo (SNES), um dos protótipos dos primeiros controles do PlayStation era muito semelhante com o do console da rival. Confira abaixo:

Goto, no entanto, foi contra essa versão do controle e era a favor da presença de cabos para facilitar a pegada. Como sabemos, sua opinião acabou vencendo no final. Também é interessante notar que nessa época, os botões tinham a mesma cor, o círculo e o X tinham as posições invertidas e a presença dos botões + e -, que acabaram ficando de fora da versão final.